Avançar para o conteúdo
seo2021

SEO em 2021: impulsione a sua presença web com uma estratégia de sucesso

Essa provavelmente não é primeira vez que você ouve falar na sigla SEO, e com toda certeza posso dizer que não é por acaso. A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é uma das práticas que mais traz resultados as empresas a médio e longo e prazo. Afinal de contas, quem não quer ter a sua empresa em uma das primeiras posições dos resultados da pesquisa do Google?

Além da facilidade de encontrar o seu conteúdo no Google, uma estratégia de SEO eficaz permite que sua empresa aumente a notoriedade online e seja uma autoridade no seu mercado.

Entretanto, como já mencionado anteriormente, que o SEO traz resultados a médio e longo prazo.

Isso analisado rapidamente, pode parecer mal, mas construir uma estratégia assertiva de SEO vai garantir a sustentabilidade do seu negócio no mercado. Da mesma forma, também vai impulsionar a sua presença na web.

Quer conhecer a estratégia matadora que vai levar a sua empresa ao sucesso na web? Então fique atento nos próximos parágrafos que vou lhe contar tudo que você precisa saber sobre isso!

Você também pode conferir o conteúdo desse artigo, em vídeo. Assista abaixo:

O que é SEO?

SEO_o-que-e

Antes de começarmos efetivamente a discutir sobre a estratégia ideal, é necessário esclarecer alguns conceitos importantes que esse texto vai mencionar. O primeiro deles é o que intitula esse artigo. A sigla SEO vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que em bom português significa Otimização para Mecanismos de Pesquisa.

Na prática, trata-se do conjunto de estratégias e técnicas que visam colocar algum conteúdo no topo dos resultados de pesquisa de motores de pesquisa. Para efeitos de didática e por ser o instrumento mais utilizado no mundo, vamos tratar esse mecanismo por Google.

Os tipos de SEO

Conquistar as 3 primeiras posições no Google não só atrai mais visibilidade para a sua empresa, como também traz tráfego orgânico (gratuito) para o seu site e melhora a sua presença na web. Assim sendo, o que se quer ao fazer um trabalho de SEO é fazer com que o Google entenda que o seu conteúdo é a resposta que o utilizador pesquisa naquele momento.

Basicamente, pode-se dizer que existem 3 tipos de SEO:

  1. On-page SEO (feito na página): é o trabalho feito na página onde trabalha-se certas palavras-chave que vão levar o conteúdo ao topo dos resultados de pesquisa (SERP).
  2. Off-page SEO (feito fora da página): São aquelas páginas que apontam para o seu site como fonte de conteúdo. Isso também é conhecido como construção de backlinks, uma tática muito forte que costuma trazer excelentes resultados se bem-feita. O conjunto desses links (os backlinks) dizem para o Google que o seu site é de confiança naquele determinado assunto.
  3. SEO técnico: esse tipo está focado na arquitetura do site. Ele examina os códigos de todo o site a procura de algo para melhorar.

O que é estratégia de SEO?

Definir um plano estratégico de SEO é o que vai diferenciar a sua empresa das demais quando os algoritmos interpretarem a relevância do seu conteúdo. Portanto, o planeamento estratégico de SEO está intimamente relacionado com o marketing de conteúdo. Por isso mesmo, é geralmente realizado por um estrategista de conteúdo especializado. Esse profissional ajuda a sua empresa a identificar oportunidades e ir de encontro as necessidades do público captadas na hora que realizam a pesquisa.

Qual é a importância de uma estratégia de SEO?

Além disso, criar uma estratégia de SEO em 2021 vai além de otimizar tecnicamente palavras-chave e os seus sinónimos. Ela também passa por uma questão estrutura e de estratégia de negócio. Logo, o SEO está integrado a toda a estratégia de marketing global da empresa. Isso engloba todo o trabalho de inbound marketing e gestão de redes sociais.

É igualmente importante enfatizar ser necessário que essa estratégia seja feita logo no início. Isto porque fazer SEO em 2021, é muito diferente do que se fazia em 2011, por exemplo. Por isso, evite ao máximo fazer uma alteração e consequentemente perder muito dinheiro com esse processo.

Dessa maneira, fica evidente que é através de uma estratégia eficiente e bem construída que as ações realizadas como resultado disso se tornem eficazes.

Como criar uma estratégia de SEO

SEO-paneamentoestrategico

Agora que você já sabe o que é SEO, porque o fazer, o que é uma estratégia de SEO e a sua importância, chegou a hora de você conhecer as etapas do processo que vão levar-te a porta do sucesso no final. Preparado? Então vamos em frente.

Defina o público-alvo

Para começar, antes de qualquer coisa, é preciso definir bem com que público sua empresa se comunica e em que momento da pesquisa ele está. Essa inclusive é uma das tarefas mais importantes para qualquer atividade do marketing de uma empresa.

Por momento de pesquisa me refiro aquelas fases da jornada de compra: descoberta, investigação, avaliação e compra.

Defina os seus objetivos

Geralmente os objetivos têm que estar alinhados com as metas e os objetivos do negócio no geral. Se a sua empresa deseja aumentar a notoriedade, por exemplo, o SEO vai ajudar a colocá-la em primeira posição na SERP. Seguido a isso, você precisa definir uma meta SMART e um indicador chave de desempenho (KPI) para monitorar no final.

Alguns dos objetivos que o marketing digital oferece são: gerar mais leads, gerar mais vendas, reduzir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), aumentar a autoridade da marca etc.

Analise a concorrência

Nessa etapa é essencial pegar os sites dos seus competidores principais a analisar aqueles KPIs que são igualmente importantes para a sua empresa. São eles: CTR médio do mercado, CTR médio dos sites, percentagem de tráfego orgânico do site dedicado ao blog, tipo de palavras-chave que trabalham no blog, conversão média do mercado, dentre outros.

Esses dados normalmente se obtem ou através de dados secundários do setor disponibilizados em estudos de mercado e relatórios da área. Você também pode usar ferramentas como SEMrush, KeywordHero ou Google Search Console e Google Analytics (para o site da sua empresa).

Planeamento de palavras-chave

As palavras-chave são termos, palavras ou frases usadas pelas pessoas para encontrar algum conteúdo no Google.

Logo, fazer um planeamento de palavras-chave não se refere apenas ao ato de selecionar palavras relevantes de acordo com o seu volume de pesquisas, competitividade e conversões. Ele entende quais os assuntos relevantes para o seu negócio, como as pessoas chegam neles e de que forma otimizar essas palavras para que sejam indexadas pelos algoritmos do Google.

O importante aqui é considerar a pesquisa do ponto de vista do utilizador, ou seja, como alguém iria pesquisar pelo teu produto ou serviço? Que tipo de palavra ou termo iria usar? Hoje em dia, com a chegada do algoritmo BERT ao Google, o processamento da linguagem natural do ser humano é prioridade para indexar uma página ou site.

Os termos identificados são então classificados de acordo com a etapa do funil de vendas e o seu potencial de retorno para o negócio. Isso pode ser feito através de uma simples folha de Excel, por exemplo.

Nesse momento, é importante enfatizar que existem diferentes estratégias baseadas em que tipo de página se deseja fazer a otimização. Se for um e-commerce, há um conjunto de táticas específicas, diferentes de quando é um site institucional, um blog ou site de notícias.

Estabeleça prioridades

Nessa etapa é preciso entender visualmente quais são as diversas áreas disponíveis no site, analisar aquelas que recebem mais cliques, utilize ferramentas de mapas de calor como crazy egg ou hotjar, e orientar para cada página de acordo com a prioridade de pesquisa do utilizador.

Monitores os resultados

Essa é a última etapa, mas de todas é uma das mais importantes. Aqui você vai saber se a sua estratégia hoje resulta ou ajustes precisam ser feitos.

Pode-se também observar uma relação direta com aquelas metas e objetivos definidos lá na segunda etapa da estratégia, uma vez que também devem estar de acordo com a meta maior de marketing da sua empresa.

Nesse sentido, é preciso medir os indicadores certos. Aqueles que realmente trazem resultados para a sua página, seja ela do site ou do blog corporativo.

No caso do SEO, não importa qual objetivo a estratégia atinja, mas é fundamental analisar a percentagem de tráfego orgânico vindo para cada página que deseje otimizar. Dessa forma você pode observar como está cada página em relação as palavras-chave que você definiu e então ponderar se há necessidade de modificar o conteúdo.

Além disso, você pode querer medir as páginas indexadas, links de entrada e saída, bem como o ranking das suas palavras-chave selecionadas.

Tudo isso se faz por meio do próprio Google Analytics, ou ainda por um dashboard feito no Google Sheets, ou Excel.

Conclusão

Conforme dito na introdução desse artigo, fazer SEO não traz um resultado imediato como o SEM traz com as campanhas online e links patrocinados, mas com certeza criar uma estratégia de SEO em 2021, em tempos de pandemia, é aquilo que vai te diferenciar da concorrência, aumentar a notoriedade da sua marca e consequentemente a autoridade da sua empresa.

Por isso, uma estratégia de SEO de sucesso integra toda a estratégia da empresa, passando pelo marketing de conteúdo, inbound e redes sociais. Ou seja, toda a forma de atrair leads construir sua presença na web é alterado e fortificado.

Logo, nesse artigo você viu:

  • Porque e para que fazer SEO em 2021
  • O que é SEO
  • O que é estratégia de SEO
  • Como criar uma estratégia de SEO e 2021

Um processo contínuo

Entretanto, antes de encerramos por hoje, é preciso ressaltar que essa estratégia é apenas o início de um processo contínuo de SEO. Nesse sentido, as principais dicas são: atualize os seus artigos de blog todo mês com novos dados ou informações relevantes; verifique novas intenções de busca e mudanças de palavras-chave; modifique por completo algum conteúdo mais antigo e crie sempre conteúdo do zero através de um plano mensal de conteúdo. Assim, de forma objetiva e consistente, com uma estratégia de SEO bem construída a sua presença web vai alavancar de uma vez por todas.

Como você pode ver, todo esse processo de construção de uma estratégia requer muito esforço, planeamento, estudos de caso e conhecimento do mercado e técnicas adequadas. Portanto, se a sua empresa não tem um departamento dedicado aos conteúdos e você precisa urgentemente de ajuda com isso, entre em contacto comigo que posso-lhe ajudar.

Comentários