Avançar para o conteúdo
Reposicionamento de marca

Reposicionamento de marca: como fazer

O reposicionamento de marca é a mudança a ideia e imagem que os consumidores têm da empresa. Ao criar uma identificação, a empresa desenvolve um novo jeito de comunicar alinhado à necessidade de mudança da marca. Logo, o reposicionamento deve acompanhar a essência e proposta de valor do negócio, mas é muito mais versátil e flexível.

Nesse sentido, existem várias adaptações da sociedade para aplicar nas empresas. Um exemplo, é o Mc Donalds que teve um grande crescimento na procura de comidas mais saudáveis, como a pressão do uso de materiais recicláveis, de forma a acabar com o plástico. Hoje em dia, o Mc Donalds usa tampas e palhinhas de cartão para as bebidas.

Ao investir no reposicionamento da marca, a empresa transmite uma perceção de qualidade no produto, que custa hoje mais caro é utilizada até mesmo por artistas pelas ruas do país e fora dele.

Entretanto, existem vários pontos necessários para que o reposicionamento de vendas tenha uma queda, como a empresa ir buscar novos públicos e mercados; a oferta do produto não ser reconhecida como no passado; as vendas diminuírem e não saber o porquê; a identidade visual da empresa não condiz com o segmento da mesma e a marca é de duplo sentido ou de difícil memorização.

Passos para fazer um reposicionamento de marca

1. Faça o diagnóstico

Fazer uma pequena pesquisa com os clientes para ver no que deve melhorar na empresa e no que tem sucesso. É importante transmitir mensagens esclarecedoras.

2. Fazer uma pesquisa de mercado

Analisar a concorrência para estudar preços e a base de clientes atual. No caso de uma loja de roupa, ver quais estratégias utilizam para angariar novos clientes e fidelizar à marca.

3. Criar um documento de estratégia

Criar um documento que descreva a mensagem de marketing a transmitir ao público-alvo, os objetivos do negócio e de marketing. Incorporar as descobertas do diagnóstico no relatório.

4. Fazer uma estratégia de Marketing

Após receber todo o feedback positivo e negativo, a empresa deve construir um novo plano de marketing para a sua marca. O reposicionamento envolve imensos elementos e, além disso, é preciso compreender e antecipar os custos adicionais a acompanhar um reposicionamento. Isso calcula-se antes de avançado.

5. Estratégia de comunicação

Após entendida a estratégia de marketing e o novo posicionamento, chega a hora de comunicar a mudança. A estratégia de comunicação pode ser feita através da imprensa, redes sociais, entre outros meios.

A empresa quando muda radicalmente, coloca um novo logotipo, nome, website, um novo planeamento de marketing, estratégias de comunicação, de media social e relações-públicas.

Quando vemos que o nosso plano na empresa não resulta, devemos ter sempre outra alternativa, como criar um reposicionamento de marca e mudar as estratégias para conquistar mais clientes e melhorar a marca.

Você já fez algum reposicionamento de marca? Pretende fazer? conta-me tudo nos comentários, vamos conversar!

Inês Rico, estagiária de marketing.

Comentários