Avançar para o conteúdo
Redes Sociais

Redes Sociais: 5 dicas infalíveis de marketing

As redes sociais conseguem criar laços entre as empresas e atualmente, devido à pandemia muitas lojas/marcas trabalham a partir de casa, o que as redes sociais acabam por ajudar na criação de conteúdos e vendas.

Para facilitar essa interação, elas podem assumir diferentes funções, desde entreter até ampliar as possibilidades profissionais. Ao tornar públicas as publicações, seja com fotos ou vídeos, abre a possibilidade de ganhar seguidores, conquistar fãs e fazer amizades.

Isso gera compartilhamentos, gostos e comentários, que são diferentes formas de interação clássicas desse tipo de plataforma.

Portanto, é correto dizer que as redes sociais, genericamente falando, servem para a interação social. Mas também cabe destacar que cada uma delas tem suas características próprias, o que agrega funções específicas.

Com consumidores tão assíduos aos media sociais, as marcas não podem deixar de investir e captar este mercado. 

Nesse sentido, as redes sociais são importantes porque atualmente vivemos, onde os negócios proliferam pelo mundo e onde em cada canto do planeta faz-se negócio, criam-se outros ou extinguem-se muitos, temos a clara noção que, ao contrário do passado, a comunicação assume uma importância crucial no crescimento das próprias empresas.

Desta forma, facilmente se compreende que os medias sociais tornaram-se para a vida das pessoas e das empresas uma forma de comunicação além-fronteiras. 

5 dicas infalíveis de marketing para as suas redes sociais

Dicas de marketing para redes sociais

1. Descoberta do público-alvo

Antes de começar a criar estratégias, devemos de ter atenção em qual é a rede que a empresa está a ter mais audiências e sucesso no momento, devemos descobrir entre os clientes qual é a rede social favorita deles. Esta é uma forma de garantir que o público-alvo está presente e será impactado com as publicações.

2. Observar as tendências

É importante perceber a opinião do público, portanto devemos publicar instastories (Instagram) com perguntas caso queiramos criar uma estratégia assertiva dentro de todas as redes para entender a opinião do público. Afinal, cada uma deve ter uma abordagem, já que têm uma função dentro do mundo online.

3. Planear o conteúdo da empresa/marca

Procure temas que irão agregar algum conhecimento ou trazer assistência para os seguidores. Com assuntos novos e inéditos, de alguma maneira, o seu cliente continuará a voltar para saber cada vez mais. Por isso, quando ele precisar do seu produto, não irá pensar duas vezes para chegar à empresa.

4. Programar as publicações das redes sociais

Montar um cronograma. Semanal ou mensal, ter a certeza de que o conteúdo não irá variar de consistência, postando de maneira uniforme. Se quiser, defina os melhores horários de postagem (nas estatísticas do Instagram dá para ver quais as horas de mais audiência). Horários são importantes para garantir que postamos nos momentos de pico de acessos, garantindo uma audiência melhor.

5. Monitoramento

Esse é um dos pontos fundamentais na hora de planear. É monitorizando as redes que sabemos onde e quem está de olho no que compartilhamos, além de verificar o que estão a falar da marca. Não devemos ficar apenas focados nas redes sociais, devemos participar em grupos e comunidades relacionados ao nosso segmento.

Em suma, as redes sociais são um meio social que está cada vez mais próximo das pessoas, também devido à pandemia, o que leva as empresas a enquadrarem mais neste meio social de forma a usar estratégias de marketing.

Esse artigo foi produzido em parceria com a Inês Rico, a nossa estagiária de marketing.

Comentários