Avançar para o conteúdo
Blog Corporativo

Qual é a importância de um blog corporativo

Um blog é uma página online, atualizada muito frequentemente, usadas por pessoas ou empresas.

As empresas normalmente partilham ideias de desejos e interesses do seu público, já as pessoas partilham ideias de paixões e pensamentos.

Muito resumidamente, podemos dizer que um blog é um conjunto de páginas constantemente atualizadas e que, normalmente, lidam com a mesma base de site principal.

Acompanhe todo esse conteúdo também em vídeo. Assista abaixo:

Como surgiram os blogs

O blog surgiu pela primeira vez no Brasil, em 1994, foi criado um blog pelo cientista Claudio Pinhanez, que criou um site chamado “Open Diary” onde abordava um pouco sobre a sua vida. Nesse blog o cientista falava sobre filmes e viagens que fazia de forma a expressar a sua opinião com as pessoas que liam os seus artigos.

Após esta experiência, outras pessoas começaram a criar blogs que também funcionavam como diários pessoais, com os mais diversos temas de forma a partilhar a sua opinião e mostrar também algumas aventuras.

Blog Vs Site

Mas, então você pode estar a questionar-se nesse momento: Será que existe diferença entre site e blog? Qual seria ela? A resposta é simples e objetiva: sim, existe diferença e muita.

Geralmente os dois andam juntos, atendendo a diferentes estratégias. O site, como você pode acompanhar no vídeo anterior, é o cartão de visitas da sua empresa. 

Ele conta tudo sobre ela: sua história, os seus produtos ou serviços, seus valores, missão e visão, como também diferenciais competitivos e apresenta os meios de contacto. 

Em suma, o site é um meio mais formal e informativo sobre o seu negócio, o que você faz e como faz. 

O blog possui uma linguagem mais informal, apesar de estar num ambiente corporativo, mais estabelece uma relação mais próxima do visitante, levando informações e conteúdos de qualidade sobre o seu nicho. Coisas que vão ajudar o cliente potencial a comprar de você num futuro próximo.

Qual é a importância do blog corporativo para a estratégia?

O blog é a montra (vitrine) do seu negócio na Internet. Através dele é possível aumentar a visibilidade da empresa, a partir de técnicas e estratégias de SEO, o que pode fazer com que o seu site venda mais. 

Um exemplo, é um site que antes de criar um produto, já possuía um blog corporativo, onde conseguiu angariar grande audiência e validar hipóteses para desenvolvimento de software.

Além disso, ter um blog corporativo traz uma infinidade de benefícios para o seu negócio. Vamos conhecer a seguir alguns dos principais.

Benefícios que o blog corporativo traz para um negócio

1. Blogs ajudam a vender

Um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários demonstra que a empresa entende sobre o assunto. Além disso, mostra credibilidade naquilo que dizem e que sabem sobre o que falam, o que ajuda imenso nas vendas.

2. Bom conteúdo traz visibilidade no Google

Ao estarem sempre a atualizar o site, acabam por trazer mais visitas e criar uma maior visibilidade na internet, passando a figurar nos links na página principal.

3. Educação do Público

Devemos educar o público porque é um dos principais benefícios de ter um blog. Nele podemos mostrar a importância do seu produto ou serviço.

4. Ajuda no processo de venda

As empresas têm de criar laços com os clientes, devendo conquistar gradualmente o seu contacto, até que a marca fique na mente dele e volte novamente até ao momento de compra.

5. Resultados permanentes

Os blogs bem construídos e com conteúdos de qualidade resultam, mesmo abandonados, continuam a tê-los na mesma.

Em suma, os blogs que inicialmente foram criados por pessoas que queriam mostrar um pouco da sua perspetiva de vida com outras pessoas, tornou-se também um veículo poderoso para as empresas.

Nesse sentido, com um blog corporativo é possível apresentar os seus produtos, e vender a sua solução para as pessoas que o procuram. Adicionalmente, um blog é uma ótima forma de ganhar notoriedade, credibilidade e autoridade no seu nicho de mercado.

Logo, é importante obter bons resultados, de forma a aparecer nos primeiros resultados do Google e vender cada vez mais e para mais pessoas.

Se você ainda não tem um blog corporativo ou pretende melhorar o seu através de uma estratégia de SEO estruturada, entre em contacto comigo e vamos conversar!!!

Inês Rico, estagiária de Marketing.

Comentários