Avançar para o conteúdo
o que é automação de marketing

O que é automação de marketing?

Definir exatamente o que é automação de marketing não é de todo uma tarefa fácil como possa parecer. Na literatura são imensas as definições e considerações sobre o tema, tamanha a profundidade e aplicabilidade da ferramenta. Muitos apenas tratam por nomes, mais especificamente de um ou outro programa, também considerado como um software de facilitação na entrega de tarefas do marketing., no entanto, a automação de marketing é muito mais do que isso.

Segundo Järvinen & Taiminen, em artigo de 2016 para a revista Industrial Marketing Management, a automação de marketing é uma plataforma que facilita, automatiza e mensura as tarefas e fluxos de trabalho do marketing, tais como e-mail marketinglandings pagessite, redes sociais, mensagens de texto e Youtube.

Além disso, Anthony Bagshaw, CEO da Gecko, afirma que, a escolha da solução adequada irá ajudar a focar no consumidor e acelerar os compradores no funil de vendas. Logo, a automação de marketing pode ser considerada também, como uma oportunidade para as empresas na nutrição, classificação e acompanhamento de leads em todo o processo de venda e, assim, garantir que o conteúdo é entregue ao target corretamente.

Salesforce, um dos maiores softwares existentes ao nível mundial, defende a automação de marketing como uma tecnologia para gerir todos os processos do marketing, assim como, campanhas multi funcionais automaticamente através de diferentes canais.

Porém, agora que você já conhece as principais definições e as suas consequentes funcionalidades e utilidades, uma questão pode surgir…

Quais as vantagens na utilização da automação de marketing?

 

Ainda de acordo com a Salesforce, o uso desse programa é mais eficaz quando integra os departamentos de marketing e vendas, afim de atender o objetivo principal da automação: aumentar as receitas, gerar um maior retorno sobre o investimento (ROI) para a empresa e tornar a equipa de marketing mais ágil. Igualmente, é possível notar um aumento na taxa de conversão (CTR), cross e up-selling, e a taxa de retenção de clientes.

Um outro grande contributo na utilização de uma ferramenta destas, é a personalização e customização automática das atividades do marketing mix tradicional, tendo raízes sólidas no mercado business-to-business. Dessa forma, ela complementa áreas como marketing interativo ou direto através da adição de processos automatizados.

De tudo aquilo que foi discutido aqui nesse post, fica claro uma forte conexão das práticas da automação com o inbound marketing e o marketing de conteúdo., Mas isso, vai ficar para um próximo post, onde vou abordar não apenas essa relação, mas também os diferentes modelos de funis de marketing e vendas, o que complementa o tema com perfeição.

Para já, é interessante mencionar que, assim como a Salesforce, existem várias outras ferramentas de automação de marketing que optei por não entrar em detalhes nesse post, pois num próximo momento farei um comparativo das principais ferramentas disponíveis e o preço médio em Dólares que elas podem ser adquiridas.

Portanto, o objetivo principal desse artigo foi atingido: fazer com que você perceba o que de fato é a automação de marketing e, consequentemente, demonstrar os benefícios claros aquando da utilização de um desses softwares., mas e então, você sabia o que era a automação de marketing? Já utiliza ou utilizou alguma destas ferramentas? Estou curioso para ler os seus comentários abaixo.

Comentários