Avançar para o conteúdo
Marketing baseado em dados

Qual é a importância do Marketing baseado e dados

A cada segundo produz-se uma quantidade imensa de dados. O marketing já não é o mesmo e faz tempo, profissionais da área, precisam de acompanhar as evoluções, caminhar com o novo pensamento e introduzir a cultura de dados no dia a dia.

O marketing por dados como insights, ações e decisões de marketing tomados a partir dos dados de consumidores, do mercado e do ambiente.

Basicamente, existem três tipos que são a First Party Data, a Second Party Data e a Thirt Party Data.

Logo, a First Party Data São dados gerados a partir das próprias bases das empresas, como por exemplo CRM, sendo que consiste em dados pessoais (nomes, e-mails, endereços e números de telefone), informações demográficas, como gênero, idade e localização do usuário, e dados comportamentais, como o histórico de compras e áreas visitadas no site, entre outros.

Já a Second Party Data são dados comprados de outras fontes. Geralmente, empresas parceiras trocam informações de seus públicos com o objetivo de enriquecer a estratégia de dados.

Por sua vez, a Thirt Party Data trata-se das informações geradas na internet a partir de outros sites. Assim, utilizam-se então esses dados para enriquecer as informações de First Party Data, trazendo um conhecimento mais profundo sobre o público, como a faixa salarial, estado civil e número de filhos, gostos e interesses.

Marketing baseado em dados

O marketing baseado e dados é muito importante porque trazem diversas vantagens para as empresas, tais como:

  • A personalização das campanhas de marketing, que tornam-se muito mais efetivas perante o público-alvo;
  • A indicação do momento exato para que a abordagem seja feita ao cliente, aumentando as chances de vendas;
  • A identificação dos clientes mais propensos a consumir o produto em questão, orientando as campanhas e estratégias para essas pessoas, entre outros.

Entretanto, mesmo diante de tantos benefícios como esses e outros, para seguir o marketing orientado por dados, devemos seguir dois passos principais como:

Passo 1 – coletar dados de fontes primárias e secundárias para saber o que atrai no seu consumidor;

Passo 2 – usar os dados para definir a nossa campanha e trabalhar numa performance criativa (é um marketing de performance, mas que não deixa de lado a criatividade e a inovação).

Ferramentas de marketing baseado em dados

1.     Tableau

O Tableau é uma ferramenta para a análise de dados com um posicionamento extremamente focado em business intelligence. Ela transforma os dados brutos em gráficos e representações visuais, para identificar e revelar tendências e padrões. Os painéis interativos da ferramenta facilitam e simplificam a descoberta de insights ocultos e oportunidades diárias.

2.     Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta das soluções de análise de dados mais populares e usadas para apresentar dados em painéis. É um serviço de análise usado para rastrear e gerar relatórios sobre o tráfego de um site. Esta ferramenta fornece dados que podem transformar em insights para melhorar a performance do site.

3.     SAS

O SAS é a principal ferramenta para a análise de dados do mundo, usada pelas principais empresas, mas tudo isso também vem acompanhado de um preço a altura.

É uma plataforma de análise estatística que oferece opções para usar sua própria interface (GUI) ou criar scripts para análises mais avançadas.

Nela, realizam-se análises avançadas e produzir gráficos bastante elaborados, embora a codificação também possa ser um ajuste difícil para os que não estão acostumados com a ferramenta.

Em suma, é muito importante que uma empresa contenha a base de dados dos seus clientes para ter acesso a alguns dados sobre ele, para poder manter o contacto entre a marca e o consumidor. Novidade, promoções, entre outros vai estar sempre atualizado para os clientes.

Esse artigo foi produzido em parceria com a Inês Rico, a nossa estagiária de marketing.

Como você trata os dados na sua empresa? Trabalha com alguma dessas ferramentas ou alguma outra que não mencionamos e gostaria de acrescentar? Deixe o seu comentário abaixo e nos conte a sua experiência com isso!

Comentários