Avançar para o conteúdo
Marketing de conteúdo

5 estratégias eficazes de Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing digital que foca em contratar clientes e fazer com que a rede de clientes e potenciais por meio da criação de conteúdo relevante para a empresa.

Para isso, é necessário atrair novo público de forma a gerar valor para as pessoas e criar uma perceção positiva da marca, para consequentemente gerar negócios.

Nesse sentido, o Marketing de conteúdo é importante porque permite as empresas a possibilidade conhecer melhor os clientes, facilitando a construção de um relacionamento sólido e duradouro com eles. Além disso, facilita a elaboração de estratégias personalizadas e mais eficientes para impactá-los.

Para além destas características, o Marketing de conteúdo é relevante porque atrai e possibilita a interação com leads qualificados, cria um relacionamento e angaria novos clientes, torna o investimento do Marketing mais acessível e ajuda a promover e gerar mais reconhecimento da marca.

Pensando nisto tudo, e tendo em conta a experiência que desenvolvi durante os últimos 8 anos trabalhando diariamente com marketing de conteúdo, preparei para vocês nesse artigo 7 das estratégias mais eficazes que já implementei em minha carreira.

Por isso, fique comigo e me acompanhe nos próximos parágrafos desse artigo. Se implementadas de maneira assertiva, com certeza impulsionarão os resultados da sua empresa na web.

Alternativamente, pode acompanhar esse artigo também em vídeo. Assista abaixo e partilhe com os seus contactos!

5 Estratégias de Marketing de conteúdo

1.    Estabeleça metas e objetivos

A primeira estratégia aparece aqui em primeiro lugar não é por acaso. Toda estratégia de marketing começa por esse ponto, afinal sem ter metas e objetivos definidos não se vai a lugar nenhum porque não se sabe qual é o caminho a trilhar.

Desse modo, atrela-se cada meta a um objetivo específico e assim pavimentar o caminho por onde se tem de andar. Aqui entram também as conhecidas metas S.M.A.R.T: específico, mensurável, desafiador, realista (alcançável) e com prazo de tempo.

2.    Planeamento

Num planeamento de Marketing de Conteúdo, é importante levar em consideração diversos aspetos da sua estratégia global, especialmente os objetivos e metas do seu negócio. Podemos assim defini-lo em 3 principais passos ou ações.

Linha Editorial

O primeiro passo é a definição de uma linha editorial, muito importante para as redes sociais e blog. A linha editorial são os temas que você aborda na sua produção de conteúdo.

Veja um exemplo no print abaixo, retirado de uma linha editorial que já utilizei no passado. Nesse exemplo percebe-se os dias da semana que costumava publicar e dentro de cada dia os temas que abordo.

Calendário de conteúdo

Tendo já definido a sua linha editorial, criar um calendário de conteúdo se torna mais fácil. O calendário de conteúdo irá organizar todos os conteúdos que você quer produzir distribuindo-os dentre as suas diferentes redes sociais, nos diferentes dias da semana que costuma publicar e horários.

Veja abaixo um outro exemplo abaixo, que também utilizei no passado e ilustra bem esses diferentes componentes.

Pesquisa de palavras-chave

Essa última etapa não segue uma linha cronológica pois na prática não funciona exatamente após o calendário editorial. Na realidade, costuma-se fazer em conjunto com o calendário pois, uma vez definido o que se vai publicar no blog, é preciso escolher uma palavra-chave para utilizar no artigo. Com ela é que você vai fazer com que o seu artigo de blog chegue nas primeiras posições do Google através de técnicas de SEO.

Para fazer essa escolha, existem várias ferramentas disponíveis no mercado, mas a mais conhecida e utilizada delas é o próprio planeador de palavras-chave do Google. Com ele você consegue ver o volume de pesquisas mensais para cada palavra.

3.    Criação de conteúdo personalizado

Essa é uma das estratégias mais importantes, pois conteúdo personalizado que atenda as necessidades do público e no momento em que ele precisa.

A criação de conteúdo personalizado é uma tendência de Marketing que já há vários anos tem sido sempre mencionada nos principais portais e publicações do mundo.

Nesse sentido, a criação de conteúdo é feita de várias maneiras e em vários formatos, desde que adequado para o seu público-alvo. O conteúdo pode ser feito através de vídeos, email, posts no blog, entre outros. Conheça abaixo 2 das táticas implementadas nessa estratégia.

Elaboração da persona

Quando é executado a elaboração da persona, entende-se bem as suas dores, desejos e anseios, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido visto que sabemos quem vai direcioná-lo.

Humanização do conteúdo

Existem infinitos pontos de vista sobre esse tema, mas essa estratégia é especialmente utilizada nas redes sociais.

Atualmente percebe-se bem isso quando a marca publica em seus stories do Instagram bastidores do seu trabalho, pessoas que trabalham na organização, e a rotina de convívio e trabalho.

Isso não apenas traz o seu público para perto de si, como também mostra que uma empresa e/ou uma marca é feita por pessoas.

Demonstra-se que o seu ciente fala com um ser humano e não um robô que apenas publica conteúdo nas redes sociais sem dar muita importância.

4.    Defina os canais de distribuição

A distribuição deve ser bem feita, de modo que seja necessário promover o conteúdo nos canais em que a pessoa se encontra como redes sociais e listas de email.

5.    Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é elaborada para certificarmos que as ações estão a funcionar, é necessário analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.

Conclusão

Em suma, o Marketing de Conteúdo é importante para o engajamento de pessoas à marca. Neste caso, é necessário atualizar as redes sociais e usar as estratégias perfeitas para angariar novos clientes e fazer com que eles fidelizem à marca.

Precisa de ajuda para criar uma estratégia de conteúdo eficaz e que gere mais vendas e negócios para a sua empresa? Entre em contacto comigo que eu posso lhe ajudar!

Esse artigo foi produzido em parceria com a Inês Rico, a nossa Estagiária de Marketing.

Comentários