Avançar para o conteúdo
Digitalização do seu negócio

5 Passos para digitalizar o seu negócio

Quer fazer a digitalização do seu negócio e não sabe como? Está na dúvida se vai conseguir realizar o processo? Então acompanhe-me nesse artigo que vou-lhe contar tudo sobre isso.

Hoje em dia, já não é mais novidade para ninguém o quanto a tecnologia digital evoluiu e o quanto o perfil do consumidor mudou. Desde alguns anos, o consumidor tem estado mais ativo nos seus processos de decisão, assim como também mais exigente. 

Por outro lado, para as marcas, é um desafio constante conquistar a atenção desse consumidor multi tarefas, que é capaz de assistir TV, ler um livro no tablet, atualizar as redes sociais no seu smartphone e efetuar uma compra online no seu computador, tudo em simultâneo.

Entretanto, nem todas as empresas e negócios estavam atentos ou preparados para esta digitalização e informatização.

Atualmente, desde que a pandemia do Coronavírus surgiu para mudar as nossas vidas, tudo isso também foi alterado. Uma grande maioria das empresas já estão mais sensibilizadas e entendem que hoje, estar presente online, é mais que essencial, é mandatário.

Antes de continuar a leitura, assista o vídeo abaixo que complementa esse artigo:

O outro lado da moeda

Ainda assim, cerca de 60% das empresas Portuguesas não possuem um website e nem qualquer outra presença online, segundo dados da ACEPI. Isso demonstra que há um grande potencial de vendas e negócios sendo perdidos e jogas sobre a mesa. Muitos negócios ainda tratam o digital como uma função estática, para simples divulgação dos seus produtos ou serviços, mas efetivamente não vendem o que poderiam com ele.

Nesse sentido, a digitalização de um negócio pode ocorrer de diversas formas e leva um certo tempo para ocorrer por completo. No entanto, com a digitalização uma empresa pode observar vários benefícios práticos como:

  • Aumento da produtividade
  • Redução de custos
  • Maior controlo sobre os dados
  • Estabelece relações duradouras com o cliente
  • Possibilita um crescimento sustentável
 

Por isso tudo, este artigo visa trazer um plano prático e real de como digitalizar a sua empresa para conquistar esses benefícios e se atualizar de uma vez por todas. 

Antes de avançarmos com o conteúdo, preciso esclarecer uma dúvida e confusão constante por parte de alguns clientes: qual é a diferença entre transformação digital e digitalização? Existe ou os dois termos significam a mesma coisa? Continue comigo que eu lhe explico a seguir.

Transformação Digital Vs Digitalização

Aposto que não é a primeira vez que lhe contam alguma coisa ou você mesmo lê em algum lugar sobre essas palavras, correto? Acontece que na maioria das vezes vejo pessoas, até mesmo profissionais do marketing digital, confundirem esses termos e os tratarem como se fossem a mesma coisa. Por isso, resolvi esclarecer logo essa questão antes de começarmos a explorar o passo a passo para digitalização do seu negócio.

O que é Digitalização?

Digitalização é um termo que se refere diretamente a tornar digital tudo aquilo que foi concebido em modelo analógico. Isso ocorre, por exemplo, em negócios que surgiram antes do avanço da tecnologia da informação e da introdução de ferramentas digitais. Pode-se dizer então que ela afeta diferentes setores da economia, como a indústria fonográfica ou as fábricas e os seus processos de produção.

O que é transformação digital?

A transformação digital está associada a um processo de mudança de cultura e mentalidade para impulsionar a utilização das ferramentas digitais adotadas na fase de digitalização. No processo de transformação digital é preciso entender como ocorre a aplicação das tecnologias digitais para então alterar todo um modelo de negócios baseado nisso. Sendo assim, a transformação digital é algo muito mais profundo e primoroso, não que digitalizar não seja algo igualmente complexo.

Portanto, agora que você já conhece as diferenças, fica evidente uma sequência lógica e natural nessa trajetória: primeiro é preciso digitalizar para depois transformar. Dito isto, vamos conhecer o passo a passo para digitalização da sua empresa.

Digitalização do seu negócio

Assim como a transformação digital, para digitalizar uma empresa é igualmente necessário fazer uma mudança na mentalidade de todos na organização. Desde os gestores até os colaboradores e pessoas que atuam na base da operação. Está além de simplesmente digitalizar documentos ou automatizar processos e tarefas, passa por toda uma reestruturação de negócio. Por isso, seguir um passo a passo é mais que necessário, é fundamental.

Passo 1: Analise o seu negócio

Esta primeira fase é de extrema importância e passa por entender como a sua empresa funciona hoje e todos os seus processos internos e externos. Os processos internos passam por toda a organização, portanto, uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é a desenhar um fluxograma de todas as tarefas e atividades da empresa de modo sequencial. O importante aqui é usar os dados para orientar os caminhos.

Somente através de processos internos alinhados com bom fluxo os departamento e grupos de trabalho podem se comunicar mais rapidamente, aumentando a produtividade de todos. Além disso, processos alinhados permitem entregar melhores produtos e serviços ao consumidor, de forma eficaz e a custos mais baixos, evitando assim o desperdício.

Identifique também nesse momento os fatores-chave para o sucesso da sua organização, inspecionando de perto as áreas fracas e que precisam de melhoria imediata.

Passo 2: Monte uma estratégia digital

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Smart Insights em parceria com a Bright Talk, 48% das empresas no mundo não possuem uma estratégia digital claramente definida. Esse dado é realmente alarmante, pois ao estabelecer estratégias de marketing digital as empresas não apenas aumentam a sua lucratividade como também garantem um crescimento sustentável.

Além das metas e objetivos de negócio traçadas pelos gestores da empresa, é importante definir metas e objetivos para o marketing digital também. Tendo isso definido, fica mais fácil desenhar uma estratégia completa que contemple não apenas os fatores estratégicos e operacionais do negócio, mas que também estejam atentas a parte econômica para garantir a sustentabilidade. Além disso, é vital avaliar as condições impostas pela cultura da empresa e filosofias de trabalho. Dessa forma, fica mais natural implementar uma cultura digital em toda a organização.

Passo 3: prepare os seus colaboradores

Nesta fase é fundamental realizar um mapa de competências da sua equipa atual. Ele vai permitir que você saiba quem, dentro da sua organização, está mais preparado para ser o “braço direito” ou líderes na digitalização da empresa, ou aqueles que você ainda precisa formar e prepara para a nova realidade que está por vir.

Ao fazer esse processo, você como gestor entenderá mais claramente os perfis e identificará aqueles que podem ser o porta-voz dessa nova mentalidade digital que vai ser instaurada na organização brevemente.

Se você precisa de formação para os seus colaboradores, entre em contacto comigo que eu posso ajudar-te! 

Passo 4: Entenda a jornada do cliente

Antes que qualquer meta financeira possa de fato ocorrer, é preciso analisar o seu público e perfil de cliente. Apenas dessa forma que podemos entregar valor que vá de encontro as suas necessidades. Portanto, o principal objetivo aqui é ajudar o seu consumidor a comprar melhor através dos canais digitais.

O que vai mudar os seus resultados é a maneira como os seus produtos ou serviços são apresentados ao cliente. Logo, é de vital importância entender por onde o consumidor entra, o que ele procura e qual a melhor solução você pode apresentar a ele, para que ele complete a sua jornada.

Nesse âmbito, um grande facilitador disponível no mercado hoje é o big data, que permite entender e prever os comportamentos desse mesmo consumidor em ambiente virtual.

Passo 5: Meça os seus resultados

Esse é o último passo, mas não por isso o menos importante. Com o uso da próprio big data, mencionado anteriormente, aliado a ferramentas de análise como Google Analytics, é possível avaliar dados internos e externos que vão dizer o que funcionou no processo de digitalização do seu negócio e o que pode melhorar. Isso permite que você, como gestor, possa tomar melhores decisões e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado.

Conclusão

Acredito que ao chegar ao fim desta leitura, tenha ficado claro a importância da digitalização de um negócio. Assim como facilitou a diferenciação entre digitalização e transformação digital, oferecendo-lhe o passo a passo de como implementar isso tudo, na prática.

Porém, mais do que isso, penso que tenha ficado claro que hoje em dia, num mundo empresarial bastante abalado pelas consequências dessa pandemia mundial, estar presente na web não é mais um diferencial, é uma necessidade. Aqueles negócios que ainda não digitalizaram tendem a cada vez mais cair no esquecimento.

Além disso, e para finalizar a nossa conversa, espero que você também perceba que não importa o tamanho do seu negócio e a complexidade da sua operação, é possível digitalizar com um baixo custo, aumentando a produtividade e criando um negócio sustentável.

Se você ainda não está presente no universo digital, mas já reconheceu da sua importância ou decidiu agora aderir, entre em contacto comigo sem compromisso e descubra o que eu posso fazer por você.

Comentários