Avançar para o conteúdo
Copywriting

Copywriting: 7 técnicas para aumentar as vendas

Técnicas de Copywriting

 

 

 

 

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. Dentro desse contexto, há o copywriter, que nada mais é do que o profissional que escreve os textos persuasivos.

Desde a sua origem, o Copywriting é uma técnica contratada na redação de conteúdos a serviço do marketing e vendas, principalmente nas agências, com o objetivo de convencer o público-alvo com os seus argumentos.

Assim, saber como desenvolver um copywriting de qualidade é a muito importante para alcançar o sucesso com o marketing digital. Neste caso, essa estratégia auxilia nas vendas de produtos ou serviços, pois pode convencer os leitores a realizar alguma ação, aumentando a conversão de leads e hipóteses de compras.

De maneira geral, o copywriting nada mais é que o processo de produção de textos persuasivos para marketing e vendas, incluindo conteúdos de e-mails, blog posts, catálogos, anúncios de vendas, entre outros.

O processo para fazer um copywriting de sucesso

Para desenvolver-se um texto realmente persuasivo e que convença a sua audiência a comprar de você é preciso seguir processos e técnicas bem específicos. Confira baixo a nossa seleção dos principais processos para desenvolvimento de uma copy de qualidade:

Identificar o público-alvo

É muito importante que se conheça o público-alvo com quem estamos a trabalhar, ou seja, caso não conheçamos o público, nada adianta desenvolver um ótimo blog post sobre soluções em meios de pagamento.

Oferecer algo em troca aos leitores

O grande objetivo do copywriting é convencer o leitor a realizar alguma ação, como baixar um e-book, inscrever-se numa newsletter, obter desconto na compra ou finalizar a negociação com a empresa.

Usar casos de sucesso

Os casos de sucesso ajudam a comprovar a credibilidade da sua empresa e, por esse motivo, devem ser aplicados no copywriting. Por exemplo, uma empresa de marketing em Portugal pode estar a oferecer um serviço em que foi exatamente praticado noutra empresa e que teve sucesso, logo é um caso de sucesso.

Usar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que colaboram com o processo de decisão dos clientes, evitando que as escolhas tomem muito tempo e energia. Esses artifícios são comuns no copywriting.

Agora que você já conhece bem os principais processos necessários para um copywriting de sucesso, vamos conhecer algumas das técnicas utilizadas.

7 técnicas de Copywriting

 

1. Começar o texto com uma pergunta

Começar o texto com uma pergunta, acaba por ser uma obrigação de leitura porque leva ao leitor querer saber a resposta da pergunta e acabar por ler tudo até ao fim.

 2. O velho e bom teaser

Teaser, significa em português, alguém que provoca uma pessoa.

3. Usar ao longo do texto, expressões que indicam continuidade de raciocínio

Algumas das expressões que indicam continuidade de raciocínio utilizadas são “por exemplo”, “A qual conclusão chegamos?”, entre outras.

4. “Descobrir” um segredo que preocupa o lead

Quando as pessoas têm dúvidas acerca de algum assunto, por norma costumam ir à internet pesquisar, procurando uma resposta para as suas dúvidas. Esta é uma técnica de copywriting para fazer com que o leitor continue a ler sobre o assunto em que está interessado.

5. Usar subtítulos e outros divisores de texto

Nem todas as pessoas gostam de ler, logo o artigo de texto deve ser sempre bem dividido de forma que as pessoas tenham também pausas para respirar. No assunto de um artigo, podemos procurar um em específico, logo é muito importante que haja subtítulos, como, por exemplo “Copywriting (nome do artigo)”, sendo que uma pessoa procura “Como realizar um copywriting de sucesso?”. Ao longo do artigo, podem ser colocadas imagens para darem pausas.

6. Ser polémico

Os assuntos polémicos são os que chamam mais à atenção, de forma a que as pessoas tenham sempre uma opinião mais forte, o que leva sempre a argumentar. Para uma pessoa argumentar, é necessário compreender a opinião dos outros e as suas razões.

7. Usar storytelling

Storytelling significa em português, “story” história e “telling” contar, logo contar uma história. Todos os empresários gostam de contar e ler uma boa história sobre marketing, estratégias, entre outros assuntos. Por que não utilizar isso a favor do seu negócio?

Em suma, o Copywriting é importante que seja bem estruturado para ter muita qualidade e ser de sucesso. Devemos usar sempre as palavras certas, e ter em atenção à estrutura do artigo no texto, às imagens que usamos para representar o artigo, entre outras várias funções mencionadas no artigo.

Inês Rico, estagiária de marketing.

Comentários