Avançar para o conteúdo

As 7 características de um empreendedor de sucesso

Todo empreendedor por natureza é indócil, está sempre a frente, tem várias ideias, portanto, está sempre procurando por oportunidades de negócio

Nesse sentido, o empreendedor consegue identificar bem a necessidade dentro do seu mercado de atuação. Isso facilita-lhe a oferecer soluções para aquela dificuldade encontra. 

Assim, o empreendedor consegue “pensar fora da caixa”, como dizem popularmente. Ele sai da sua zona de conforto para criar valor a sociedade através de novos produtos ou serviços.

Baseado no relatório publicado pelo Global Entrepreneurship Monitor 2019/2020, cerca de 52% dos Portugueses e 53% dos Brasileiros adultos entre os 18 e 64 anos conhecem alguém que começou um negócio nos últimos 2 anos. 

Entretanto, empreender não é tarefa fácil como para alguns possam parecer. Um bom empreendedor precisa conhecer bem o mercado onde atua; ter uma boa rede de contactos e habilidades natas de comunicação. Por isso há uma velha e longa discussão a respeito de o empreendedorismo ser dom ou talento., mas isso já é assunto para um próximo artigo.

Independentemente de qualquer coisa, não ter alguma habilidade ou competência não significa que uma pessoa não possa empreender. Muito pelo contrário, é possível desenvolver e aperfeiçoar tais características ao longo da prática empreendedora. 

As principais características do empreendedor

características de um empreendedor

Foi então a pensar nisso que desenvolvi este artigo para ajudar você que deseja se tornar um empreendedor ou mesmo para você que já é um empreendedor, como eu, mas pondera se tem as características certas para isso ou não. Portanto, fique comigo nas próximas linhas que vou-lhe contar as 5 principais. 

1. Visão

Escolhi esta como a primeira e mais importante de todas as características de um empreendedor, pois sem ter uma meta clara e /definida do que quer com aquilo, nem tampouco perceber os caminhos e percalços que terá ate alcançar o objetivo de nada adianta se lançar a isso. 

2. Persistência

Não importa quão forte você bate, mas quanto aguenta apanhar e continuar.

É assim que se ganha.

Rocky balboa


Seguindo a lógica do primeiro tópico, persistência é uma das características mais importantes nessa lista. Qualquer negócio vai passar por obstáculos ao longo do percurso, isso é um facto, mas o importante é não desistir e seguir, por mais difícil que seja a situação que esteja a enfrentar. Sendo assim, é preciso por vezes repensar nas metas e objetivos traçados e encontrar um “atalho” para superar o entrave.

3. Motivação

Esta característica está intimamente relacionada com a anterior, pois mesmo com a dificuldade é importante que o empreendedor não desanime e busque forças no seu interior para superar. Além disso, se a sua empresa contar com colaboradores, você vai precisar estar motivado para passar esta motivação a eles. 

4. Comunicação

Esta habilidade é essencial a toda a profissão, mas para os empreendedores é essencial saber comunicar bem as suas ideias com os clientes com quem se relaciona, bem como com parceiros, fornecedores e quaisquer intervenientes do seu negócio. Neste sentido está a comunicação verbal e não verbal, fundamental para ser bem percebido. A comunicação pode vir a ser um grande problema se não for bem realizada, pois um mal-entendido pode sabotar qualquer empresa.

5. Iniciativa

Ter uma boa ideia é um grande ponto de partida para começar um negócio, mas se você não for capaz de concretizar as suas ideias nada acontece. O bom empreendedor está sempre disposto a correr atrás de novos clientes, fornecedores ou parceiros. Ele não espera que tudo caia no seu colo, ele precisa estar atento e correr atrás de covas oportunidades.

6. Assumir riscos calculados

Esta é uma habilidade de extrema importância para o dia a dia de um empreendedor, pois, ele corre ricos a todo o tempo. Seja no trato com algum fornecedor, na compra de algum produto, na manutenção da estrutura física do seu negócio, nas decisões financeiras ou económicas, vai haver sempre um risco. Por essa razão é preciso sempre mapear, planear e ponderar os pontos negativos e positivos para então tomar a melhor decisão. O empreendedor que o faz com certeza está a frente de muitos outros que não pensam nisso.

7. Networking

Esta é uma característica bem complementar a iniciativa, pois é igualmente importante para um empreendedor. Conhecer pessoas influentes e com influência na sua área de atuação que possam é essencial para alimentar relações com possíveis parceiros, clientes e fornecedores e até mesmo para encontrar um novo colaborador. 

Ao conhecer alguém, este alguém pode conhecer outro que pode-lhe levar a encontrar o profissional ou cliente que precisa. Portanto, jamais ignore esta habilidade fantástica para qualquer empreendedor.

Este tópico é tão fundamental que ganhará brevemente um novo artigo aqui neste blog, portanto, esteja atento.

Conclusão

Através deste artigo acredito que ficou claro que para ser um empreendedor de sucesso há que se ter uma combinação de duas diferentes características. 

Primeiro aquelas inatas de cada um, que por si só já os movem a buscar novas oportunidades e criar algum valor a sociedade por uma empresa. 

Por outro lado, há aquelas características que podem ser criadas e/ou desenvolvidas durante a ação empreendedora. Garantidamente, o conjunto de todas as habilidades descritas acima o levaram ao sucesso na sua atividade empreendedora. 

Comentários