Avançar para o conteúdo
Presença web

5 maneiras de aumentar a sua presença web

A presença web é o modo como uma marca se posiciona na internet, o valor que ela gera para os seus usuários e como se relaciona com eles. Esta contém todos os materiais de comunicação nos seus meios digitais.

É necessário que haja conteúdo nos sites das empresas, ou seja, que o site esteja sempre presente.

Criar e publicar conteúdo frequentemente é importante para haver um engajamento do público para com a organização. Não basta apenas ter todas as redes sociais, temos de interagir.

Podemos dizer que a presença web é a imagem que a empresa passa para os clientes através dos seus meios digitais. Isto envolve a maneira com que a empresa se relaciona com os diversos públicos.

Antes de continuar a leitura, assista abaixo o vídeo que complementa esse artigo:

Qual a importância da presença web?

As empresas que não estão presentes devidamente, já estão a um passo atrás para conquistar potenciais novos clientes. Quando a internet está presente, significa mais acessibilidade aos consumidores em poucos passos. Basta apenas acedermos às redes sociais, fazendo uma pesquisa rápida sobre o produto ou serviço.

Pesquisas

Foram feitos estudos de empresas com a presença online em casa, vamos mostrar alguns deles:

  • Apenas 39% das empresas estão online e 60% não estão online (2017)
  • 40% das empresas portuguesas não tem presença online (2019)
  • Houve um boom online nas empresas portuguesas, 60% tem presença na internet, ou seja, mais de 20% que no ano anterior (2020)

5 maneiras de aumentar a presença web

Criar um site para a sua empresa

A criação de um site é um começo bastante bom e eficaz para a sua loja online. Podemos personalizar o site à nossa maneira e mostrar todos os tipos de produtos e serviços que a empresa oferece.

Nos sites normalmente temos sempre presente imagens, textos e vídeos para mostrar ao consumidor tudo sobre os produtos. O pagamento normalmente dá para fazer diretamente no site (mbway, transferência bancária, paypal, …), já os portes de envio dependem sempre da empresa porque podem colocar um valor mínimo de compra e depois oferecem, têm um valor fixo, ente outras opções.

Ter um próprio site aumenta a credibilidade da marca, estimula o reconhecimento dos seus produtos por parte dos clientes e ajuda a consolidas novos negócios.

Manter os dados atualizados para os mecanismos de busca

É necessário que os clientes conheçam bem a empresa e o seu conteúdo, além disso qualquer cliente que queira visitar a loja precisa de saber exatamente a localização, horários de funcionamento e se há estacionamento nas proximidades.

Os sites das empresas devem atualizar-se sempre para que os clientes estejam sempre a par de todas as novidades, promoções, entre outros. Caso isso aconteça, podem angariar mais clientes e fazer com que fiquem fiéis à marca, de forma que o site tenha mais pesquisas e que passe a estar nos primeiros buscadores, como o Google Chrome e o Yahoo.

Ampliar a atividade nas redes sociais

As empresas devem interagir com as pessoas que compram ou têm interesse no seu negócio é uma das maneiras mais eficazes de cativar clientes e aumentar a taxa de recompra. A empresa deve desenvolver uma estratégia de comunicação com o seu público e investir nessa área.

Utilizar o conteúdo para turbinar a sua influência

Existem vários tipos de estratégias para atrair clientes, onde o marketing de conteúdo é a mais utilizada de todas, além dessa, as empresas utilizam também a publicidade tradicional em meios de comunicação e internet. Crie uma página para a empresa com bom conteúdo de vídeos, imagens e textos.

Usar ferramentas multiplataformas

Atualmente, a tecnologia é cada vez mais adquirida por todas as pessoas e desta forma, elas têm acesso a sites a partir de computadores, telemóveis, tablets, entre outros. Os sites são padronizados para todos os tipos de telas.

Em suma, a presença web é muito importante para que os sites estejam sempre atualizados para os seus clientes terem acesso a todas as novidades. É necessário também adequar a plataforma do site a cada tipo de ecrã.

Esse artigo foi produzido em parceria com a Inês Rico, a nossa Estagiária de Marketing.

Comentários