Avançar para o conteúdo
empreendedorismo

7 obstáculos mais comuns ao empreendedorimo

Empreendedorismo é a capacidade para gerenciar um negócio a fim de obter lucro e ter vontade para desenvolvê-lo. Quando uma empresa ou marca consolida a arriscar a explorar uma nova área, ou desenvolver um produto inovador, está a empreender.

Para ser um empreendedor é necessário começar com uma ideia de um produto ou serviço que ofereça a solução para problemas, como máscaras reutilizáveis na época do Covid-19.

Portanto, uma das características de um empreendedor,  é a perspicácia de perceber as grandes oportunidades, cada vez mais existem informações diversas para embasar a criação de novos negócios.

Empreendedorismo e inovação tem uma ligação, ambos os conceitos são parecidos. Empreender é criar um novo negócio e inovação é criar algo novo. Podemos ser empreendedores quando abrimos um novo negócio como uma loja de roupa, já para sermos inovadores temos de criar um produto ou marca que nunca antes existiu.

7 obstáculos principais

empreendedorismo

1. Limitações financeiras

A falta de recursos financeiros é um grande entrave ao empreendedorismo porque necessitamos de capital para investir na empresa para depois angariar lucro. Além disso, também é necessário ter recursos para investir em bens essenciais da empresa, como os livros de reclamações, extintores, entre outros.

2. Inexperiência

A inexperiência é um dos grandes medos do empreendedor quando inicia a sua carreira. Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário ter experiência prática e caso não tenha pode tentar procurar meios para conseguir ter como trabalhar como freelancer, por exemplo.

3. Falta de ideias relevantes

É necessário que a empresa tenha grandes ideias e para isso deve falar com as pessoas e procurar informações atuais sobre a sociedade. Atualmente, grandes ideias a serem adaptadas por todas as empresas é o uso de materiais recicláveis.

4. Responsabilidades Civis

A falta de tempo é um dos grandes problemas na vida de quase todas as pessoas adultas. Em retorno disso, é necessário contratar pessoas para ajudar dentro da empresa para que todas as tarefas possam ser auxiliadas.

5. Medo de fracassar

É importante desenvolver autoconfiança em si próprio e nas suas ideias, além de dialogar com empreendedores experientes e buscar capacitação local para teorias administrativas.

6. Aversão ao esforço

É um bocado complicado entrar no universo de novos negócios. É importante ter vontade e muito esforço que será sempre exigido. O esforço será quase sempre pedido ao trabalhador para que tudo corra da melhor forma na empresa.

7. Timing Ruim

Algumas pessoas penso que é preciso esperar pela hora certa para começar algo novo, mas a verdade é que dificilmente existe a hora certa para algo do qual não se tem experiência.

Atualmente com a pandemia, várias pessoas aproveitaram para lançar os seus projetos e sonhos, dando a conhecer novos negócios e a virarem empreendedores. Você já é empreendedor? Como é isso para você? Gostaríamos de ouvir a sua opinião nos comentários abaixo!

Inês Rico, estagiária de marketing.

Comentários