Avançar para o conteúdo
Tipos de Site

Os 5 tipos de site mais utilizados pelas empresas

O Site ou website, faz referência a uma página online, que permite o acesso através da internet utilizando um determinado endereço, como, por exemplo, www.diogomattos-content.com, que normalmente é o mais utilizado.

Existem várias categorias de site com finalidades diferentes na net. Embora o padrão seja sempre o mesmo, a pesquisa pode ser feita através do Chrome ou Edge. Além disso, os sites contêm quase sempre imagens, vídeos e textos.

O acesso à internet é crescente, o que permite um acesso a qualquer local na maioria dos dispositivos (tablets, telemóveis, computadores, relógios, entre outros). Assim, os sites online passaram a ser uma necessidade do consumidor.

Para explicarmos para que servem os sites, vamos dar o exemplo de cinco tipos de site: o hotsite, catálogo eletrónico, portal de notícias, institucional e a loja online.

No entanto, antes de avançarmos no conteúdo desse artigo, ressalto que você também pode acompanhar esse conteúdo em vídeo. Assista abaixo:

1. Hotsite

O hotsite é um tipo de site temporário, utilizado para vender alguns produtos, por vezes em forma de pacotes promocionais ou em saldo, que vão ficar disponíveis por um curto período de tempo (2 semanas, por exemplo). A característica principal desse tipo de site é que ele some desaparece da web após esse tempo limitado.

2. Catálogo Eletrónico

Os catálogos eletrónicos contêm toda a informação necessária para o cliente, mostrando os produtos e serviços oferecidos pela empresa, permitindo o acesso a qualquer lugar do mundo, com a finalidade de consulta ao produto desejado e integrar um sistema de pedidos, enriquecendo ainda mais a atividade.

3. Portal de notícias

Este tipo de site, tem o caráter informativo, como revistas, agências de notícias, jornais, entre outras empresas com informações online.

Dentro deste tipo, adicionam-se sites onde contenham informações na internet, através de textos, podcasts entre outros.

4. Site Institucional

Este tipo de site é tão importante para divulgação da imagem da empresa quanto a fachada ou um cartão de visita. Esta apresenta o objetivo da empresa, a marca, como o negócio deseja ser visto, a segurança e a credibilidade que transmite.

Além disso, num site institucional é possível ter um blog, estratégia de gestão de marca de suma importância para as empresas.

5. Loja Online (e-commerce)

Na loja online, as compras são feitas a partir da internet, onde podem escolher o produto que gostam mais e pagar online. No pagamento, existem os portes de envio e normalmente o custo depende do site, porque podem cobrar um valor por peso, por encomenda mínima ou um preço fixo.

É muito importante controlar vários fatores, como o controlo do stock, o relatório de vendas para uma estimativa de novos produtos, entre outras informações importantes para o negócio.

Além destas duas modalidades de site apresentadas, existem outras como as redes sociais, em que várias pessoas usam para iniciarem os seus próprios negócios porque ainda não têm um orçamento necessário para iniciarem com o site oficial.

No site, devemos ter sempre indicadas as informações necessárias acerca da loja, como quem são, o que fazem, como trabalham, entre outras.

É necessário que haja um bom conteúdo de marketing digital, para ter uma boa reputação e assim ajude na captação de clientes e vendas. Para fidelizar alguns clientes, muitas empresas usam a estratégia do email marketing para manterem os clientes sempre a par de todas as informações e novidades.

Atributos de um site

Estrutura para SEO

É muito importante encontrar um site nas pesquisas principais para haver uma maior adesão por parte dos clientes. Além disso, o site deve ser encontrado facilmente pelos clientes através de buscas no Google e outros.

Dessa forma, é fundamental uma estruturação correta das páginas do site para que os trabalhos de otimização possam ser mais efetivos e render um bom posicionamento.

Design web responsivo

O site deve tornar-se responsivo ao dispositivo móvel, adaptando o conteúdo e a forma de mostrá-lo ao tamanho de cada tela, visto que todas as pessoas conseguem tem acesso à internet a partir de dispositivos móveis como telemóveis, tablets, entre outros.

Em suma, os sites são muito importantes porque a internet cada vez está mais próxima dos clientes e qualquer um consegue ter acesso a ela. Existe uma grande necessidade por parte do cliente, em todos os sites existirem as informações que eles precisam.

Precisa de ajuda para criar um site personalizado e vender os seus produtos e/ou serviços? Não hesite, entre em contacto comigo que eu posso-lhe ajudar!

Inês Rico, estagiária de marketing.

Comentários